Seja bem-vindo ao nosso blog. Hoje é

domingo, 27 de setembro de 2015

Explorando novos espaços e novas possibilidades

No segundo semestre de  2015 foram criados dois espaços distintos e que ao mesmo tempo se completam na Sala de Leitura, o uso desses que traz para cada aluno um comportamento leitor. Nessa busca foram propostas diferentes atividades:


* Ler com o outro e para o outro;

* Empréstimo de livros;

* Leitura em capítulos;

* Uso coletivo dos equipamentos;

* Leitura livre;

* Mar de gêneros (poesia).



Mediação de Leitura para crianças de Educação Infantil

A primeira experiência dos alunos mediadores de Leitura foi receber os alunos da EMEI Gian Federico Porta em nossa escola. Apresentaram alguns espaços como as salas de aula adaptadas à crianças de 6 anos, brinquedoteca, parque, pátio e principalmente a Sala de Leitura, onde foram realizadas leituras à todos coletivamente e em pequenos grupos com a escolha dos títulos pelos alunos que possibilitaram uma interação emocionante.
Essa integração mostrou-se relevante pela troca entre professores e alunos, quando reveram seus alunos já alfabetizados no 1°ano, outros perceberam como são os futuros alunos e entre as crianças pela troca de experiência, alguns disseram o que mais gostam na nossa escola.

5°ano A - Educação Infantil/ Professoras Débora e Cristiane;




quinta-feira, 24 de setembro de 2015

BATE PAPO COM ESCRITOR ILLAN BRENMAN

No dia 16 de setembro de 2015, os alunos do projeto Mediadores de Leitura acompanhados pelas POSL Ângela e Fernanda, participaram da 1ª FLICT (Festa Literária de Cidade Tiradentes) onde visitaram a Biblioteca Maria Firmina dos Reis e desfrutaram da palestra e Contação de História realizada pelor escritor Illan Brenman. A Aluna Juliana do 4º ano C, que sonha em se tornar uma escritora, participou do momento de perguntas e entregou um texto de sua autoria que o escritor prometeu ler, causando uma euforia em todos os alunos que pela primeira vez estiveram com um escritor que faz parte do repertório deles.








Apreciação das principais obras








quarta-feira, 23 de setembro de 2015

PARCERIA COM UBS JARDIM SOARES - 3ªA E 3ºB

Os alunos do 3ºA (Profª Marilli e Gabriela) e 3ºB (Profª Joyce - acompanhados pela Profª Fernanda) foram a uma visitação à UBS (Posto de Saúde Jardim Soares), contamos com a colaboração de funcionários da escola: coordenadora Ana Paula, inspetora Débora e estagiária Camila.
Pelo fato do posto estar próximo a escola fomos à pé para a visitação, aproveitando e trabalhando os conceitos de trânsito, travessia em faixas de pedestres, semáforo e caminhar na calçada.

3ºA
3ºB
A equipe da UBS e APS desenvolveram um trabalho fantástico, primeiramente apresentaram um desenho animado da Turma da Mônica com as questões ambientais, depois as coletas que são feitas no posto e para finalizar plantio na horta com plantas medicinais. Ao final presentearam nossos alunos um um certificado de participação.
Passamos duas horas agradáveis e sem contar com a aprendizagem que nossos alunos adquiriram.


Equipe da UBS





Rumo a apresentação das coletas realizadas na UBS




Coletas na UBS:
Coleta de óleo
Coleta de Raio X
Coleta de materiais recicláveis
Coleta de resíduos tóxicos (medicamentos)
Lixeiras de coleta seletiva
Coleta de pilhas e baterias
Coleta de papel (Santa Marcelina – após aproveitamento total do papel – frente e verso antes de descartá-lo.
Cantinho da leitura
Horta – plantas medicinais, roda de chá, horta suspensa no espaço de convivência.

Divulgação do trabalho da coleta da UBS é realizada pelos agentes comunitários de saúde.


















Plantio das plantas medicinais na HORTA COMUNITÁRIA























ESPAÇO DE CONVIVÊNCIA







CERTIFICAÇÃO DE PARTICIPAÇÃO