Seja bem-vindo ao nosso blog. Hoje é

sábado, 12 de setembro de 2015

PROJETO AJUDANDO E SALVANDO O MEIO AMBIENTE UTILIZANDO AS TIC’S

JUSTIFICATIVA:
“Este projeto surgiu em consonância ao projeto Conhecendo e Relembrando Mafalda Utilizando às Tecnologias” e ao projeto Aluno Monitor “O valor real das coisas”, sendo desenvolvidos desde março de 2015 em nossa unidade escolar e onde os mesmos retratam a problematização das questões ambientais no mundo em que vivemos e os vários problemas existentes, através de um processo investigativo os alunos monitores detectaram que os vários projetos desenvolvidos em nossa escola relacionados ao meio ambiente desde 2008 a 2014 não terem surtido efeito, problemas estes relacionados ao meio ambiente e consequentemente em nossa comunidade.

OBJETIVOS:
Inserir noções sobre o desenvolvimento sustentável, valorizando o meio ambiente adotando através de pequenas ações em busca de melhorias da qualidade de vida e do planeta, preparando as crianças para exercerem a cidadania a partir de valores e atitudes responsáveis;
Conscientizando os educandos que são indivíduos que interagem a todo o momento com a sociedade e com a natureza;
Estimular a criatividade, a interatividade, autonomia e a socialização nos alunos por meio da confecção de brinquedo utilizando materiais reutilizáveis, conscientizando-os para a conservação do meio ambiente;
Valorizar e respeitar através da responsabilidade e compromisso do ser humano com o meio ambiente;
Compreender a interferência do ser humano no meio ambiente, estimulando a formação de opiniões a respeito das consequências das suas ações.

CONTEÚDOS:
Ambientes da natureza
Cuidados com a natureza
Reutilização de objetos
Lixo urbanos
Coleta seletiva
Reciclagem
Desafios ambientais- cuidando do ar, água, energia e lixo
Conservação e preservação da natureza
Fauna e flora brasileiras

PÚBLICO ALVO:

Alunos do ensino Fundamental I – 3º anos

AÇÕES:
Processo Investigativo – Levantamentos dos conhecimentos prévios
Na sala de aula os alunos foram questionados:
O que podemos fazer para preservar nosso meio ambiente?
O que você entende por: Reutilizar- Reciclar- Reduzir – Repensar - Recusar
Os alunos realizaram o registro no caderno depois compartilharam com a classe. Após foi feito um registro coletivo através de anotações na lousa.


Entrevista e Tabulação  com pais e/ou responsáveis





Na sala de informática- assistiram ao vídeo “Turma da Mônica- Reutilizar- Reciclar- Reduzir?
Roda de conversa em comparação com o levantamento das hipóteses dos alunos.
É preciso reciclar




Realizaram a leitura no site: http://www.docelimao.com.br/site/especial-kids/educacao/650-os-5-rs-da-educacao-ambiental-em-acao.html, explicação sobre os 5 Rs, na sequência fizemos uma roda de conversa em comparação com o levantamento das hipóteses dos alunos e pontuando cada R.




Em sala de aula leitura realizada pela professora Marilli do livro: NÃO AFUNDE NO LIXO de Nilce Bechara.






O aluno Carlos se candidatou a fazer o reconto da história NÃO AFUNDE NO LIXO de Nilce Bechara, o mesmo  foi gravado e publicado no youtube para ser disponibilizado no Blog da unidade escolar.


https://www.youtube.com/watch?v=edLmgeo8eqw&feature=youtu.be

DIAGNÓSTICO SUSTENTABILIDADE














RESULTADO DO DIAGNÓSTICO SUSTENTABILIDADE - 3ºB






Apresentação do resultado do diagnóstico SUSTENTABILIDADE aos alunos com explicações e questionamentos pertinentes ao tema




Leitura da história: Papel e casca só se põem no lixo - autora: Patrícia Engel Secco, após a leitura roda de conversa e registro:

Por que acontecem as enchentes?
O que é senso de limpeza?


Contextualização dos vídeos assistidos: lixo, responsabilidade de todos, lixo e desperdício e Lixo é no lixo.
Questionamentos

Será que o que, se vê no lixo é de fato, lixo
?
Qual o caminho sustentável de embalagens ou outros materiais que descartamos?





Após o diagnóstico pesquisaram o conceito de SUSTENTABILIDADE
http://www.suapesquisa.com/ecologiasaude/sustentabilidade.htm






Realizaram a leitura no blog: Leitura: http://sustentabilidadeparacriancas.blogspot.com.br/
letras de músicas com o tema: sustentabilidade.










Questionados: Qual das músicas ali apresentadas eles conheciam,
somente pela leitura da letra da música 
3º ano B (Profª Marilli e Gabriela) - MÚSICAS CONHECIDAS PELOS ALUNOS
PLANETA TERRA - RENATO - JONATHAN 
DEPENDE DE NÓS - ALEKSANDRO - BARBARA - STHEFANY
 A TURMA DO BALÃO MAGICO - ALEKSANDRO
MEIO AMBIENTE - JONATHAN

Análise os dados do cartaz " Muito além do lixo" caracterizando o tempo de decomposição do papel, metal, plástico e tecido.








Vídeos na sala de informática

Lixo, Responsabilidade de todos II
Natureza sabe tudo- lixo e desperdício
Tia Cecéu - História Lixo é no lixo



















PRODUÇÃO ESCRITA E ILUSTRAÇÃO
QUAL O MUNDO QUE QUEREMOS?




















3ºB - VOTAÇÃO para o nome do projeto realizado em sala de aula, onde os próprios alunos realizaram esta votação 

Sugestões de temas para nosso projeto

As alunasYasmin e Gioavanna realizaram o registro no BLOG as sugestões dos alunos para votação



O VERDE É A VIDA
SALVAÇÃO DO MEIO AMBIENTE
CUIDANDO DO MUNDO
VIVA O VERDE
FLORESTA LIMPA
EU E MAFALDA NO AMBIENTE ESCOLAR
PROJETO AMBIENTAL DE OLHO NO FUTURO HABITÁVEL
SALVANDO O MEIO AMBIENTE
O MUNDO MELHOR
O MEIO AMBIENTE E A SAÚDE ANDAM COLADINHOS, ENTÃO VAMOS CUIDAR
ATITUDE DE AMOR PELO MUNDO MELHOR
O MEIO AMBIENTE É MUITO IMPORTANTE PARA NÓS
CUIDANDO DO MUNDO
MEIO AMBIENTE JUNTO COM MAFALDA
UM VERDE MELHOR
NÃO DESTRUA O MEIO AMBIENTE
MUNDA DA NATUREZA
CUIDAR DA NATUREZA E DA ÁGUA
NOTÍCIAS AMBIENTAIS







Com 8 votos tema vencedor: O VERDE É A VIDA


3ºA - VOTAÇÃO para o nome do projeto realizado em sala de aula, onde os próprios alunos realizaram esta votação 

AJUDANDO E SALVANDO O MEIO AMBIENTE

VOTAÇÂO entre O VERDE É A VIDA e AJUDANDO E SALVANDO O MEIO AMBIENTE

VENCEDOR: AJUDANDO E SALVANDO O MEIO AMBIENTE

EXPOSIÇÃO REVERTA – OCA no Ibirapuera
ARTE E SUSTENTABILIDADE


















































































Sobre a exposição REVERTA (registro em sala de aula) Cada aluna realizou a leitura de suas respostas para os colegas da turma
O que mais gostaram na exposição e por que?
O que é sustentabilidade?
O que é coleta seletiva?
Os 5 Rs
O que é reciclagem?
Para onde vai todo a quantidade de lixo que é produzido?
Algumas informações importantes sobre o tema Lixo.



Os alunos criaram frases sobre o meio ambiente utilizando os personagens da Mafalda




Os alunos criaram as falas nos balões das tiras da Mafalda





CANTINHO DAS NOTÍCIAS

Acessaram o site http://www.embalixo.com.br/novo/?tipo=6, para leitura do texto: TUDO SOBRE O LIXO. Tempo de decomposição dos resíduos e destino do lixo. Em sala de aula fizemos o registro do conteúdo lido.




Leitura Power Point Tempo de composição dos resíduos, coleta seletiva e materiais recicláveis e não recicláveis.







 Leitura Power Point Tempo de composição dos resíduos, coleta seletiva e materiais recicláveis e não recicláveis.












Leitura HQ GESTÃO DO LIXO


















Leitura HQ GESTÃO DO LIXO









Pesquisa de imagens: aterro sanitário, lixões, incineradores e compostagem 






 Processo de COMPOSTAGEM: http://www.ib.usp.br/coletaseletiva/saudecoletiva/compostagem.htm (Faça uma composteira)










Acesso ao site: www.reverta.com.br












Os alunos assistiram o desenho animado AS AVENTURAS DE SAMMY, realizamos um levantamento relacionados com a questão ambiental. Fizeram a ilustração da parte que mais gostaram do desenho  sobre o meio ambiente e criaram uma frase ambiental.

LIÇÕES SOBRE O MUNDO






Assistiram ao desenho animado
As aventuras de Sammy, após
o conteúdo foi contextualizado
abordando tema sobre o meio
ambiente com atividades
diversificadas.

Iremos trabalhar com a leitura da COLEÇÃO MEIO AMBIENTE
Autores: Roberto Belli e José ConstantinoSommer
A questão do lixo
A poluição da água
A destruição da floresta
A biodiversidade ameaçada
A conservação da energia
O efeito estufa
A poluição do ar
Os problemas urbanos
A questão do solo
Ética ambiental e cidadania



Como estamos trabalhando o tema "LIXO", iniciamos a leitura com o livro "A QUESTÃO DO LIXO", os alunos foram complementando com os conhecimentos adquiridos anteriormente, depois realizaram o registro das informações através de tópicos.




A aluna Yasmin realizou a leitura "O que as pilhas e baterias podem provocar no meio ambiente" quando descartados incorretamente e posto de coleta em nossa região.



A aluna Laryssa realizou a leitura "Coleta de oléo de cozinha e o descarte correto do mesmo" e posto de coleta em nossa região.




Leitura
O destino do óleo de cozinha, importância da reciclagem do óleo e em que é transformado.



Os alunos assistiram os desenhos animados RIO I e II, realizamos um levantamento relacionados com a questão dos animais em extinção. Fizeram atividades de escrita com a interpretação da história voltados ao tema: ANIMAIS EM EXTINÇÃO.






ANIMAIS EM EXTINÇÃO


Pesquisa: Site de busca- Google- exemplos de brinquedos com materiais reutilizados





Ilustração da história: O PLANETA PEDE SOCORRO







Acesso ao sites abaixo: JOGOS DE RECICLAGEM









 3ºB - Leitura em dupla: http://www.reutilizacaosolidaria.no.comunidades.net/index.php?pagina=1795744569 
O que é Reutilizar?
Como Reutilizar?
Que materiais podem ou não ser Reutilizados?
Como e onde pode o comum cidadão, adquirir material reutilizável?












Dinâmica: materiais recicláveis e não recicláveis- os alunos do 3º ano A e B foram divididos e quatro equipes com seis componentes em cada um. Foram feitos dois círculos em um espaço aberto, dentro de um deles estava escrito: materiais recicláveis e no outros não recicláveis. A profª Joyce ia lendo a plaquinha com os materiais e ambas as equipes iam para dentro do círculo correspondente ao material.

















Oficina- construção de maquete (3ªA e 3ºB)


















































 RESULTADO DAS MAQUETES










MARCELINHO- novo personagem da Turma da Mônica (autor Maurício de Souza) – ele está super preocupado com o planeta, ligado em SUSTENTABILIDADE, este personagem foi inspirado em seu filho caçula sempre preocupado com o meio ambiente. (Vídeos:  entrevista com Maurício de Souza e explicando sobre o personagem) e leitura de várias HQs com o personagem Marcelinho.
Foram passados dois vídeos: Maurício de Souza explicando o porque da criação deste personagem e o encontro de Maurício de Souza com o autor Quino (Mafalda), lincando o Projeto Mafalda ao meio ambiente.














Depois realizaram a leitura de algumas tiras com Marcelinho e gravamos uma atividade realizada com oralidade – Leitura de imagem.





Leitura: O saci e a reciclagem do lixo
               O saci – Turma da Mônica



Características  do saci
Música do saci – (escrita e canto)

DOBRADURA DO SACI







VÍDEOS: Vou caçar saci – A lenda do saci




Leitura e discussão: A BIODIVERSIDADE AMEAÇADA
FREDERICO GODOFREDO – Márcia SZÉLIGA




Vídeos: Kika, de onde vem?
plástico
Vidro
Energia
Papel
3ºA – Laboratório de Informática

Vídeos: A caça ao Saci e Sasá- O brincar e o planeta


















O que é Reutilizar?
Como Reutilizar?
Que materiais podem ou não ser Reutilizados?
Como e onde pode o comum cidadão, adquirir material reutilizável?











Iremos trabalhar com o gênero SUPER AVENTURA

PRODUÇÃO UM LIVRO NO GÊNERO SUPER AVENTURA  CONSCIENTIZAÇÃO AMBIENTAL

1-) Vídeo: PEIXONAUTA
2-) Explicar a proposta da confecção do livro – dividir os grupos e temas:
ØUso racional da água
ØPoluição ambiental - lixo
ØDestino correto dos resíduos ( coleta seletiva, reciclagem, reutilização de materiais, óleo de cozinha, pilhas e baterias, papel)
ØConservação e preservação da natureza, envolvendo a Fauna e Flora, biodiversidade ameaçada.
ØA conservação da energia
ØPoluição sonora
ØO efeito estufa
ØA poluição do ar
ØA questão do solo
ØÉtica ambiental e cidadania
3-) Criação de um super-herói (desenho, nome, características e personalidade) que será utilizado no texto de autoria deles.
4-) Criação um vilão (desenho, nome, características e personalidade) que será utilizado no texto de autoria deles.
5-) Discutir com o grupo e pensar em um problema real do bairro em que está inserido.
6-) Início da construção da escrita de textos em sua estrutura narrativa própria abordando os temas acima. Primeiramente os textos serão escritos coletivamente, para que os alunos analisem a estrutura do gênero e compreendam como organizar a escrita levando em consideração os aspectos discursivos e notacionais.
Na etapa de escrita de texto de autoria, os alunos serão divididos em grupos, cada aluno deve escrever seu texto, utilizando os super-heróis criados. A ideia é eles produzirem um texto no qual o meio ambiente esteja em perigo (um problema real do bairro onde estão inseridos) e que o super-herói por eles criados consigam salvá-lo.
Os alunos revisarão os textos e por fim os integrantes do grupo escolherão um dos textos de autoria para confecção de um livro.
Estrutura do Livro

1º Capítulo: Surgimento do super herói, suas características físicas e personalidade; 

2º Capítulo: Surgimento do super vilão, suas características físicas e personalidade

3º Capítulo: O plano do super vilão, considerando foco, objetivos e estratégias de ação;

4º Capítulo: O confronto, o herói aliando seus poderes e inteligência para descobrir um ponto falho no plano do vilão para assim derrotá-lo e salvar o planeta;

5º Capítulo: Desfecho de toda a história, possíveis aprendizagem e mudanças dos personagens envolvidos após a experiência vivenciada;

7-) Confecção da roupa do super herói utilizando materiais reutilizáveis.



3ºA e 3ºB - Vídeo: PEIXONAUTA  





3ºA e 3ºB - baseado no vídeo: PEXONAUTA, os alunos construíram um texto coletivo coordenados pela Profª Joyce, onde a mesma foi a ESCRIBA









Peixonauta e o mistério dos fantasmas

Uma noite de ventania Peixonauta e Marina estavam com muito medo. De repente eles ouviram um barulho estranho e eles resolveram procurar o Zico.
O Zico estava se escondendo em cima da árvore, com medo, então o Peixonauta e a Marina apareceram.
Zico se assustou e disse:
- Os animais estão com medo dos fantasmas!
De repente apareceu os fantasmas voando em volta deles, depois foram embora.
Então apareceu a Popi e eles dançaram para abrir. A Popi então se abriu  e apareceram duas pistas: um patinho de borracha e uma vassoura.
Então o Zico disse:
- O patinho é assombrado e a vassoura é de bruxa!
O Peixonauta disse:
- Não Zico, o patinho não é assombrado. Tem alguma coisa errada no lago. Quem será que está ligando essa hora da noite?!
Ele atende e é a agente Rosa, ela fala:
- Olha isso!
E ela mostra os fantasmas e ele desliga e diz a Marina:
- Marina temos uma missão!
O Peixonauta chama a Margarete e vão para o lago. Chegando lá o pato estava preso no fantasma e o Peixonauta salvou o pato e o fantasma fugiu e a Marina pegou a vassoura e o capturou.
E o outro fantasma agarrou o rabo do Zico e o Zico começou a gritar e correr. E a Margarete o salvou.
E o Peixonauta coloca os fantasmas no varal e depois pegou seu identificador de fantasmas 2.1 e enfim descobriram que eram sacolas plásticas recicláveis que os humanos haviam jogado na festa das frutas.
Eles resolveram limpar o parque para fazer uma festa dos bichos com um montão de frutas.

OBS: O mesmo será revisado juntamente com os alunos

REESCRITA – 3ºB
VÍDEO: PEIXONAUTA
TÍTULO: PEIXONAUTA E O MISTÉRIO DOS FANTASMAS

UMA NOITE DE VENTANIA PEIXONAUTA E MARINA ESTAVAM COM MUITO MEDO. ELES OUVIRAM UM BARULHO ESTRANHO E RESOLVERAM PROCURAR  DE ONDE ESTAVA  VINDO AQUELE SOM, ENTÃO OLHARAM PARA CIMA E VIRAM O MACACO CHAMADO ZICO SE ESCONDENDO  EM CIMA DA ÁRVORE COM MEDO.
ZICO SE ASSUSTOU E DISSE:
__OS ANIMAIS ESTÃO COM MEDO DOS FANTASMAS!
DE REPENTE APARECERAM OS FANTASMAS VOANDO EM VOLTA DELES, DEPOIS FORAM EMBORA. NESTE INSTANTE APARECEU A BOLA POP E ELES DANÇARAM PARA ABRIR, A POP SE ABRIU E APARECERAM DUAS PISTAS:UM PATINHO DE BORRACHA E UMA VASSOURA.
ZICO DISSE:
__O PATINHO É ASSOMBRADO E A VASSOURA E DE BRUXA.
O PEIXONAUTA DISSE:
__NÃO ZICO, O PATINHO NÃO É ASSOMBRADO. TEM ALGUMA COISA ERRADA NO LAGO.
TRIM-TRIM-TRIM... QUEM SERÁ QUE ESTÁ LIGANDO ESSA HORA A NOITE?!
ELE ATENDE SEU TELEFONE COM TELA PLANA E É  AGENTE ROSA: __OLHA ISSO! ELA MOSTRA OS FANTASMAS E DESLIGA.
O PEIXONAUTA FALOU:
__MARINA TEMOS UMA MISSÃO!
O PEIXONAUTA CHAMA A CORUJA MARGARETE E VÃO PARA O LAGO, CHEGANDO LÁ O PATO ESTAVA PRESO NO FANTASMA E O PEIXONAUTA SALVOU-O E ELE FUGIU.
 MARINA PEGOU E O OUTRO FANTASMA, AGARROU O RABO DO ZICO ELE COMEÇOU A GRITAR E CORRER.  O PEIXONAUTA COLOCOU OS FANTASMAS NO VARAL E DEPOIS PEGOU SEU IDENTIFICADOR DE FANTASMAS 2.1 E ENFIM DESCOBRIU QUE ERAM SACOLAS PLÁSTICAS RECICLÁVEIS QUE OS HUMANOS HAVIAM JOGADO DA FESTA DAS FRUTAS.
ELES RESOLVERAM LIMPAR O PARQUE PARA FAZER UMA FESTA DOS BICHOS  COM UM MONTÃO DE FRUTAS. 

BRINQUEDOTECA

Os alunos do 3º ano B confeccionaram brinquedos criados com materiais reutilizados , apresentaram aos alunos do 1º ano B – Profª Marisa dizendo como construíram o mesmo e como brincar depois  os brinquedos foram destinados à brinquedoteca da nossa escola para que os alunos dos 1º anos usufruam dos brinquedos.


































Leitura: A poluição tem solução - autor: Guca Domenico
Poluição sonora, poluição do ar e poluição dos rios
 A destruição das florestas
Problemas urbanos
Muita água e sabão…mas pichação não!




Desenhos feitos pelos alunos de coisas que são prejudiciais  ao meio ambiente baseado nos vídeos : Consumo Consciente














Após assistirem alguns episódios do Peixonauta , os alunos escolher um vídeo assistido para fazerem a
escrita individual




Leitura:  A questão do solo
Autores: Roberto Belli e José Sommer


3ºA e 3ºB - Vídeo: ILHA DAS FLORES retrata uma relação entre a capacidade de raciocínio humano, o consumo, o descarte de lixo e o destino desse lixo. – documentário fictício com elementos reais filmado em Porto Alegre no final da década de 80 em uma das ilhas em que funcionava um lixão a céu aberto. O documentário apresenta um olhar sobre o lixo e também sobre a ligação das pessoas com o lixo. 
Atividades

Apresentar o nome do documentário e solicitar que os alunos formulem hipóteses a respeito do que seria apresentado. As hipóteses serão registradas No Word pela Profª Joyce, mantidos até o término da exibição.








Exibição do documentário








Após a exibição do filme foi realizada uma roda de conversa sobre o registro inicial em comparação ao fime.
Depois realizaram a leitura do poema: O BICHO de Manoel Bandeira




Após o término da exibição, realizar algumas perguntas e registro na lousa e no caderno:

Gostaram do filme? O que vocês acharam?
Era aquilo que vocês pensaram?
O que mais chamou a atenção?
Como vocês se sentiram?
Por que essa situação acontece?
Daria para modificar essa situação?
Você concorda com tudo que foi apresentado? “A sociedade brasileira deve ser desse jeito, com gente tendo que revirar o lixo para encontrar comida e outros materiais para sobreviver?”

Leitura:  Ética Ambiental e Cidadania
A poluição do ar
O efeito estufa
A conservação da energia
Autores: Roberto Belli e José Sommer



Os alunos em dupla ou trio revisaram os textos e circularam as palavras com erros ortográficos e por fim os erros de concordância e realizaram reescrita do texto.











Parceria com a UBS JARDIM SOARES - Visitação 23/09/15 - 3ºA e 3ºB

Os alunos do 3ºA (Profª Marilli e Gabriela) e 3ºB (Profª Joyce - acompanhados pela Profª Fernanda) foram a uma visitação à UBS (Posto de Saúde Jardim Soares), contamos com a colaboração de funcionários da escola: coordenadora Ana Paula, inspetora Débora e estagiária Camila.
Pelo fato do posto estar próximo a escola fomos à pé para a visitação, aproveitando e trabalhando os conceitos de trânsito, travessia em faixas de pedestres, semáforo e caminhar na calçada.
3ºA
3ºB
A equipe da UBS e APS desenvolveram um trabalho fantástico, primeiramente apresentaram um desenho animado da Turma da Mônica com as questões ambientais, depois as coletas que são feitas no posto e para finalizar plantio na horta com plantas medicinais. Ao final presentearam nossos alunos um um certificado de participação.
Passamos duas horas agradáveis e sem contar com a aprendizagem que nossos alunos adquiriram.






Rumo a apresentação das coletas realizadas na UBS



Coletas na UBS:

Coleta de óleo
Coleta de Raio X
Coleta de materiais recicláveis
Coleta de resíduos tóxicos (medicamentos)
Lixeiras de coleta seletiva
Coleta de pilhas e baterias
Coleta de papel (Santa Marcelina – após aproveitamento total do papel – frente e verso antes de descartá-lo.
Cantinho da leitura
Horta – plantas medicinais, roda de chá, horta suspensa no espaço de convivência.
Divulgação do trabalho da coleta da UBS é realizada pelos agentes comunitários de saúde.



















Plantio das plantas medicinais na HORTA COMUNITÁRIA























ESPAÇO DE CONVIVÊNCIA







CERTIFICAÇÃO DE PARTICIPAÇÃO




Ações possíveis na Unidade Escolar: com a participação do Grêmio para divulgação.

Ponto de coleta de óleo na Unidade;
Parceria com os comércios próximos;
Cartazes na Unidade e bairro.
OBS: o dinheiro da coleta do óleo é destinado a projetos da UBS, a empresa transforma o óleo em combustível biodisel.

Proposta de trabalho com a UBS

1ª visita em Setembro 23/09 – (9h – 12h)
Apresentação da UBS e da horta – monitorada com explicações sobre as coletas;
Cinema
Gincana
Brincadeiras com materiais reutilizados


3ºB - Levantamento de dados em sala de aula- Por que não podemos jogar o óleo de cozinha na pia e ralos?
Texto informativo- O destino do óleo de cozinha, importância da reciclagem do óleo e em que é transformado. Acesso aos sites: http://bemzen.uol.com.br/noticias/ver/2010/08/13/1434-oleo-de-cozinha.
Leitura: Power Point – descarte e reciclagem

Registro do conteúdo- Destino do óleo e a Importância de reciclar.





Respostas dos alunos após leitura no site: Quais os danos causados na natureza se jogarmos o óleo de cozinha usado no ralo da pia?
Polui os rios matando os peixes;
Pode causar entupimento na tubulação;
Poluição dos rios;
Entope bueiros, causando mal a natureza. 

3ºA - Leitura da história: Duende ecologia: http://www.duendes.com.br/








3ºA - Leitura no site- Brinquedos reciclados- http://www.smartkids.com.br/especiais/brinquedos-reciclados.html








INFOGRAFICO ESCOLA SUSTENTÁVEL NOVA ESCOLA




PRODUÇÃO UM LIVRO NO GÊNERO SUPER AVENTURA  CONSCIENTIZAÇÃO AMBIENTAL

1-) Vídeo: PEIXONAUTA
2-) Explicar a proposta da confecção do livro – dividir os grupos e temas:
Uso racional da água
Poluição ambiental - lixo
Destino correto dos resíduos ( coleta seletiva, reciclagem, reutilização de materiais, óleo de cozinha, pilhas e baterias, papel)
Conservação e preservação da natureza, envolvendo a Fauna e Flora, biodiversidade ameaçada.
A conservação da energia
Poluição sonora
O efeito estufa
A poluição do ar
A questão do solo
Ética ambiental e cidadania
3-) Criação de um super-herói (desenho, nome, características e personalidade) que será utilizado no texto de autoria deles.
4-) Criação um vilão (desenho, nome, características e personalidade) que será utilizado no texto de autoria deles.
5-) Discutir com o grupo e pensar em um problema real do bairro em que está inserido.
6-) Início da construção da escrita de textos em sua estrutura narrativa própria abordando os temas acima. Primeiramente os textos serão escritos coletivamente, para que os alunos analisem a estrutura do gênero e compreendam como organizar a escrita levando em consideração os aspectos discursivos e notacionais.
Na etapa de escrita de texto de autoria, os alunos serão divididos em grupos, cada aluno deve escrever seu texto, utilizando os super-heróis criados. A ideia é eles produzirem um texto no qual o meio ambiente esteja em perigo (um problema real do bairro onde estão inseridos) e que o super-herói por eles criados consigam salvá-lo.
Os alunos revisarão os textos e por fim os integrantes do grupo escolherão um dos textos de autoria para confecção de um livro.

Estrutura do Livro

1º Capítulo: Surgimento do super herói, suas características físicas e personalidade; 

2º Capítulo: Surgimento do super vilão, suas características físicas e personalidade

3º Capítulo: O plano do super vilão, considerando foco, objetivos e estratégias de ação;

4º Capítulo: O confronto, o herói aliando seus poderes e inteligência para descobrir um ponto falho no plano do vilão para assim derrotá-lo e salvar o planeta;

5º Capítulo: Desfecho de toda a história, possíveis aprendizagem e mudanças dos personagens envolvidos após a experiência vivenciada;

Escrita e reescrita das histórias após a correção de ortografia e pontuação







Digitação no Laboratório de Informática da História com o gênero superaventura criadas pelos próprios alunos








Assistiram ao Vídeo: Globo Ecologia (reciclagem de celulares e baterias) https://www.youtube.com/watch?v=lZg6rjcAGmI  depois fizemos um levantamento de ideias relacionados ao assunto e citaram que  há coleta de pilhas e baterias no posto de saúde da região.






 
Leitura da história “A árvore que pensava”
Pesquisa no dicionário on line de palavras contidas na história para procurarem o significado e registraram no power point.






 
Vik Muniz (arte de perceber o mundo) - Lixo Extraordinário (O lixo bem usado vira Luxo) O documentário mostra o contato do artista plástico Vik Muniz com os catadores de material reciclável do Aterro do Jardim Gramacho – Vídeos: Exposição Vik Muniz e documentários (Valter dos Santos e Magna) 






 
Pesquisa das obras de arte de Vik Muniz – transformava lixo em luxo!











Digitação no word da lista dos materiais utilizados por Vik Muniz em suas obras





Desafio

 Após trabalhar as obras de Vik Muniz lancei um desafio: Fazer uma obra de arte utilizando materiais inusitados

























OFICINA DE REUTILIZAÇÃO DE MATERIAIS 
Realizada na Mostra Cultural aberta a comunidade escolar, oficina com os alunos e responsáveis, onde confeccionaram brinquedos utilizando materiais reutilizáveis.
Anteriormente fizemos uma campanha com as turmas para trazerem embalagens e olhem só quanto material arrecadamos.
Foi uma manhã repleta de harmonia, alegria e interação entre professoras, pais, avós e alunos.































LEITURAS RELACIONADAS COM O TEMA:
Não afunde no lixo - Nilce Bechara
O jardim de Ceci- Gerusa Rodrigues Pinto
A árvore falante- Rute Mendonça
Frederico Godolfredo
O saci e a reciclagem do lixo- Samuel Murgel Branco
Ecologia- Margaret Dunkle e Robert Ingpen
Juca Brasileiro – A água é vida – Patrícia Engel Secco

Iremos trabalhar com a leitura da COLEÇÃO MEIO AMBIENTE
Autores: Roberto Belli e José ConstantinoSommer
A questão do lixo
A poluição da água
A destruição da floresta
A biodiversidade ameaçada
A conservação da energia
O efeito estufa
A poluição do ar
Os problemas urbanos
A questão do solo
Ética ambiental e cidadania

Vídeos:
As aventuras de Sammy
Rio I
Rio II

Capitão Planeta

AVALIAÇÃO

É importante levar em conta o conteúdo aprendido, mas sobretudo, o desenvolvimento do processo e de comportamentos leitores de textos informativos para acrescentar conhecimentos (adquiridos). Ficar atento a postura das crianças, analisando o caminho percorrido por cada uma delas em relação a apropriação desses procedimentos (conhecimentos).
Verificar se os alunos demonstraram interesse no processo da pesquisa, leitura, se avançaram em relação as hipóteses iniciais e se levantaram novas questões.
Proporcionar momentos de interação, de diálogo, de troca de informações (todos os dias narravam notícias do jornal relacionados ao tema “ações sustentáveis”.

AUTOAVALIAÇÃO

Utilizaremos a auto avaliação através de rubricas tanto para mim quanto para os alunos avaliarem sua participação no processo educativo utilizando critérios claros e objetivos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário