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segunda-feira, 20 de julho de 2015

Projeto: A Fantástica Fábrica ( Turma 5º ano D) Professoras Simone e Cida.




EMEF Madre Joana Angélica de Jesus.

“Projeto: A fantástica fábrica de chocolate”

Professoras responsáveis: Simone e Cida.

2015




“Projeto - A fantástica fábrica de chocolate”

Identificação:

Projeto:
“A fantástica fábrica de chocolate.”
Duração: 2 Meses.
Público alvo: 5ºano D do ensino fundamental.
Professoras responsáveis: Simone  e Cida.


Justificativa:

O livro “A Fantástica Fábrica de Chocolate” de  Roald Dahl,  trata de temas importantes para a aprendizagem, este livro é voltado a atitudes, normas e valores inseridos em nossa sociedade, resgatando o amor a família como eixo central de um indivíduo seguidos de sua integridade moral e ética com relação aos outros seres humanos.

Objetivo geral:

- Trabalhar com este livro infanto-juvenil de forma interdisciplinar.

Objetivos específicos:

- Desenvolver a capacidade de entender diferentes linguagens, portadores textuais;
- Estabelecer conexões entre o texto e os conhecimentos prévios dos alunos.
- Saber localizar informações em mapas que acompanham o texto.
- Conhecer o gênero poema, observando duas características.
- Trabalhar o entendimento da narrativa (começo – meio – fim)
-  Incentivar a  produção de textos.
- Desenvolver a capacidade de organizar nomes e palavras por ordem alfabética.
-  Capacidade de relacionar conteúdos específicos  das quatro operações matemáticas às situações propostas do enredo do livro.
- Conhecer a história do Chocolate e a relação das pessoas com o chocolate em datas comemorativas como a Páscoa.
- Percepção na utilização de alimentos saudáveis para sua alimentação
-  Sensibilidade em suas atitudes para seu benefício e para a sociedade de maneira geral.
- Reconhecer texto instrucional receita, sua funcionalidade e saber localizar informações.
- Identificar unidades de medidas de massa e tempo e saber utiliza-las.



Desenvolvimento

As professoras nos decorrer das aulas, dispuseram de um tempo diário para leitura do livro e atividades propostas, seguindo o cronograma de atividades e planejamento pedagógico.
 

·         Língua Portuguesa:

Na disciplina de Português, foram explorados os nomes dos personagens da história, ordem alfabética de palavras e nomes que surgiram nos textos, foram trabalhados também ortografia, ditados, poemas e receita.
Também foi abordado curiosidades, como de que é feito o chocolate e seu significado em diferentes partes do mundo e sua relação com datas comemorativas, tais como a páscoa e produções de textos relacionados com o livro. 

·         Matemática

Foram criadas situações-problema envolvendo os personagens da história para entendimento das quatro operações fundamentais e sistema de numeração decimal e medidas de massa, tempo e capacidade.


·         Ciências

Foi trabalhado a utilização de diferentes alimentos para uma boa alimentação e a importância da higiene na hora da alimentação e manipulação de alimentos. 

·         Geografia

Foi trabalhado as características de um mapa, suas legendas  e os alunos puderam relacionar  o  mapa mundial com os personagens da história.

·         História

Fazendo relações das histórias de vida dos personagens e dos alunos – a história de vida de cada um.

Fechamento do projeto

O fechamento do projeto se deu com o termino da leitura do livro, foi feito também  uma autoavaliação da sala sobre a experiência de trabalhar com o livro, depois os alunos foram presenteados com uma aula sobre confecção de brigadeiros de chocolate, ao qual eles puderam vivenciar como deve ser organizado o setor de montagem de uma fábrica, com suas divisões de tarefas, além da necessidade de trabalhar higiene e itens de segurança.


Avaliação
Durante todo o processo, a avaliação aconteceu de forma continua e processual, mediante a participação, organização, disposição para realizar as atividades propostas, também foi avaliado as construções e desenvolvimento dos alunos durante esse processo.


Anexos.
Receita de Brigadeiro sem forno.

INGREDIENTES:

- 1 lata de leite condensado;
- 4 colheres de sopa de chocolate em pó;
- 1 xícara e meia de leite em pó;
- Chocolate granulado para enfeitar e manteiga para untar as mãos.
MODO DE FAZER
Em uma tigela, misture bem o leite condensado, o chocolate em pó e o leite em pó até formar uma massa homogênea, depois, leve a massa na geladeira por 40 minutos.
Após esse tempo, basta untar as mãos com a manteiga, enrolar o brigadeiro no tamanho que preferir e passá-lo no granulado.
RENDIMENTOS:

Rende em média 30 brigadeiros pequenos.





Fotos

Leituras Diárias:








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Atividades Relacionadas:

























Dia da Confecção de Brigadeiros:

















































































Referências Bibliográficas.
- Dahl, Roald. A fantástica fábrica de chocolate, 5 edição, São Paulo: Martins Fontes, 2011.

-http://pedagogaandreaeduca.blogspot.com.br/2012/03/fantastica-fabrica-de-chocolate.html (disponível em 19/02/2015)

- Orientações Curriculares e Proposição de Expectativas de Aprendizagem para o Ensino Fundamental- Ciclo I- Primeiro ao Quinto Ano, 2007 SME/DOT





 






















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